Notícias

Fique por dentro do que acontece com o Leonardo Nascimento no cotidiano dele
- domingo, 14 de julho de 2013

Gadget com contadores para redes sociais

Uma ótima estratégia para fidelizar seus leitores é fazer com que eles participem das redes sociais de seu blog. Para isso, é essencial destacar em seu blog as redes sociais onde você participa. Uma forma eficiente - e que já utilizo aqui no Gerenciando Blog - e através de um gadget que mostre o número de participantes que você já tem em cada rede. Aprenda a gerar com facilidade um gadget igual para o seu blog, com a possibilidade de definir o que você mostrará nele.

Introdução

As redes sociais são ótimas fontes de visitas para o seu blog. Por isso, se você ainda não faz uso delas, comece o quanto antes. Quando você as utiliza de forma eficiente, criará uma comunidade em torno do seu blog, permitindo uma interação ainda maior entre você e seus leitores.

Outra forma eficiente de conquistar mais visitas é explorando ao máximo o seu feed RSS de artigos. Com ele, seus visitantes podem ser avisados sobre os novos artigos que você escreve em seu blog, tanto através de ferramentas como o Outlook e o Google Reader, quanto por e-mail.

Para facilitar o acesso de seus visitantes às suas redes sociais e ao seu feed, uma ideia eficiente é colocar em seu blog um gadget com contadores para redes sociais. Com o modelo que apresentarei neste artigo, você consegue mostrar de forma automática o número de membros no Twitter e Facebook e o número de assinantes de seu feed RSS. Também consegue exibir o número de artigos e comentários em seu blog - que podem ser atrativos para seus visitantes - e ainda permitir que eles façam a assinatura por e-mail.
Só foi possível construir este gadget graças à colaboração do Paulo Estevão, do ótimo Códigos Blog, que autorizou o uso dos códigos que ele publicou em seu artigoWidget contador Feed + Twitter + Comentários + Postagens. A ele, meu muito obrigado pela colaboração!

Vantagens deste gadget

  • O gadget permite que qualquer pessoa, independente de seu conhecimento técnico ou experiência com blogs, possa utilizá-lo em seu blog. Por isso, o código é gerado por uma planilha Excel, de acordo com os dados informados pelo usuário.
  • O visual do gadget é bem simples e se integrará perfeitamente ao seu blog:
    Contador para redes sociais
  • Ele se ajustará automaticamente à largura de onde ele for publicado. Assim, você pode escolher se o colocará em uma coluna lateral, no cabeçalho ou rodapé de seus blog, por exemplo. A largura mínima é 280 pixels.
  • Você pode escolher quais serão as informações mostradas. Se você não tem uma página no Facebook para seu blog, por exemplo, pode definir que ela não será mostrada. Também pode definir para que não seja mostrada a caixa para assinatura por e-mail.
    Contador para redes sociais
  • Você também pode escolher se mostrará ou não os números. Especialmente quando você ainda tem poucos seguidores, pode ser uma boa ideia mostrar apenas os ícones com os links das redes, sem os números.
    Contador para redes sociais

Pré requisitos para uso do gadget

Para que você possa utilizar todos os recursos do gadget, é necessário que você já faça uso do FeedBurner e possua perfil nas redes sociais. Também são necessários alguns dados e configurações nessas redes. Abaixo estão as informações necessárias para você se preparar para utilizar o gadget.

Um detalhe é que este gadget só funciona para blogs na plataforma Blogger.
1. FeedBurner
ATUALIZAÇÃO 23/01/12: Infelizmente, não é mais possível atualizar automaticamente o número de seguidores no FeedBurner, devido à descontinuação da API do produto realizadas pelo Google. Abaixo estão as instruções para mostrar o número fixo de seguidores.
O primeiro passo para poder divulgar seus assinantes de RSS é criar uma conta no FeedBurner. Caso ainda não tenha uma, leia e siga o artigo FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS. O único passo obrigatório é o “Cadastrando seu feed no FeedBurner”.

Um detalhe importante: guarde o endereço do seu feed (ou “Feed Address”) obtido no FeedBurner. Ele será necessário para a configuração do gadget. Trata-se do final do endereço do feed. Em meu caso, por exemplo, o endereço éhttp://feeds.feedburner.com/GerenciandoBlog. A informação necessária é a destacada (GerenciandoBlog).

Na página principal do FeedBurner, verifique o número de seus assinantes (destacado na figura abaixo). Essa informação será utilizada na configuração do gadget.
ContadorRedesSociais11

2. Twitter

Caso você ainda não tenha uma conta no Twitter, é preciso criá-la. Mostro como fazer isso no artigo Divulgando seu blog no Twitter – Parte 1.
O único detalhe importante aqui é você conhecer o seu nome de usuário. Ele fica no final do endereço de seu perfil e também será necessário para a configuração. Em meu caso, o endereço é http://twitter.com/#!/GerenciandoBlog, e o nome de usuário éGerenciandoBlog.

3. Facebook

Para divulgar o seu blog no Facebook, é necessário ter uma página para o seu blog. A página é diferente do seu perfil pessoal. No artigo Como integrar seu blog ao Facebook, mostro como fazer isso no item “Estratégia 3: Crie uma página para o seu blog no Facebook”.

O ponto importante é você obter o “ID” de sua página. Trata-se de um código composto apenas por números. que pode ser obtido de algumas formas diferentes:
  • Se, ao acessar a página de sua comunidade você observar uma sequência de número na barra de endereços do seu navegador, esse é o seu ID. Na figura abaixo, mostro como exemplo o endereço da página do Cacarejada Virtual, do Marcos Niemeyer.
    Contador para redes sociais
  • Se a sua página não mostra o ID na barra de endereços (como é o caso doGerenciando Blog, cuja página está emhttp://www.facebook.com/gerenciandoblog, há outra forma de obtê-lo. Clique sobre qualquer foto de sua página, seja a capa da página ou qualquer foto de seu mural, e observe o endereço. O número que destaquei na imagem abaixo é seu ID.
    Contador para redes sociais 
4. Índice de artigos

Minha sugestão é que o link de seu número de artigos aponte para o índice dos artigos do seu blog. Caso você ainda não tenha um índice, pode aprender a criá-lo lendo o artigoCriando um Índice para seu Blog. Se preferir continuar sem criar um índice, você pode deixar a informação vazia e o link apontará para o endereço do seu blog.


Gerando o código de seu gadget

NOVIDADE: Agora você pode gerar seu código online, sem necessidade da planilha. Acesse o Gerador de código para contador de Redes Sociais.

O primeiro passo para utilizar o gadget é baixar a planilha em Excel que fará a geração do código. Para isso, basta clicar no link abaixo:
No primeiro quadro, “Dados do blog e redes sociais”, devem ser preenchidas as informações solicitadas, seguindo como exemplo as que deixei preenchidas referentes aoGerenciando Blog.
ContadorRedesSociais10

As 3 primeiras informações desse quadro são obrigatórias. A primeira é simples: trata-se do endereço de seu blog. Os dois números se referem ao tamanho da fonte em que serão mostrados os seus números e os textos abaixo deles. Você pode ajustá-los caso não tenha gostado do visual em seu blog.

Os demais itens são opcionais. Você só precisa preenchê-los se for exibir essa informação em seu blog. Mas, se você não preencher o seu usuário no Twitter, por exemplo, esse ícone não será mostrado no gadget. Nos itens acima há informações sobre como obter cada uma das informações. Por isso, se você tem dúvidas sobre elas, vale a pena ler os itens. Ao parar o cursor do mouse sobre cada campo, você também verá um texto de ajuda, com mais informações.

No segundo quadro, “Seções que serão mostradas”, você pode escolher o que será exibido em seu gadget. Por padrão, todas as seções estão marcadas como “Sim”. Se você quiser, pode alterá-la para “Não” e a informação correspondente não será mostrada em seu gadget.
Contador para redes sociais

Após definir as informações necessárias, o código do seu gadget já estará automaticamente gerado no quadro “Código do seu gadget”, destacado em fonte vermelha.
Contador para redes sociais

Para publicá-lo em seu blog, é muito simples: basta você copiar esse código e colá-lo em um gadget do tipo “HTML/JavaScript” em seu blog. Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, sugiro a leitura do artigo Como Adicionar Gadgets em seu Blog.

Problemas mais comuns

  • Se o número de fãs no Facebook não estiver sendo mostrado, é provável que você tenha colocado o ID do seu perfil pessoal, e não da sua página. Para entender a diferença entre os dois, leia o artigo Como integrar seu blog ao Facebook.
  • O número de assinantes do seu feed não será atualizado automaticamente. Minha recomendação é que, de tempos em tempos, você verifique essa informação e atualiza novamente o gadget em seu blog.

Observações

Para terminar, faço algumas observações sobre o uso da planilha:
  • Esta planilha pode ser divulgada e compartilhada livremente, para todos que você desejar.
  • A planilha está protegida por senha, mas todos os campos que precisam de alteração estão liberados. Assim, você não precisa da senha para fazer uso do gadget.
  • Em hipótese alguma deve ser removida a linha dos créditos do gadget, onde há o link para o Gerenciando Blog e para o Códigos Blog.
  • Caso você encontre problemas na planilha, tenha dúvidas sobre o uso ou tenha sugestões para melhorá-la, deixe um comentário neste artigo.

Conclusão

Espero que vocês gostem desta planilha geradora de gadget e que ele seja útil para divulgar seu blog e aumentar o número de assinantes e visitantes.


O que achou da planilha e do gadget? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE EM CONTATO

Endereço:

Cidade de Guarulhos
São Paulo, Brasil, 00000.

Telefone:

011 960244012 (OI)

Horário:

24 Horas